CONTEÚDOS DO BERÇÁRIO
1º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Música – Assimilação de melodia e letras de música. LEITURA/ESCRITA
• Manuseio de materiais impressos.
MATEMÁTICA, NATUREZA E SOCIEDADE
• Contato com a linguagem matemática em situações diversas;
• Contato com os conceitos de medidas de espaço.
• Descoberta do próprio corpo.
ARTES - MÚSICA
• Visualização de imagens diversas.
• Som;
• Silêncio.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Massagem;
• Dinâmica expressiva do ato motor (mímica e gestos);
• Estiramentos lentos e suaves de diferentes partes do corpo (extensão e flexão dos membros).
• Visualização do nome;
• Apresentação das partes do corpo.
2º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Desenvolvimento da linguagem oral. LEITURA/ESCRITA
• Leitura, observação e manuseio de materiais impressos.
MATEMÁTICA- NATUREZA E SOCIEDADE
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos;
• Contato com o vocabulário relacionado à geometria.
• Construção das relações afetivas.
ARTES MÚSICA
• Espaços tridimensionais;
• Música;
• Gestos e movimentos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Estabilização da postura corporal (equilíbrio);
• Manipulação simples: empurrar, puxar, chocalhar e transportar;
• Formas de locomoção primárias: rastejar, engatinhar, locomover-se sentado e andar com apoio.
• Exploração do ambiente: engatinhando e caminhando;
• Interação.
3º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Uso da linguagem oral para nomear objetos de uso pessoais e diversos; LEITURA/ESCRITA
• Valorização da leitura, utilizando diferentes estratégias, como fonte de prazer e entretenimento.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos;
• Contato com o vocabulário relacionado à geometria.
• Construção das relações afetivas.
ARTES MÚSICA
• Diferentes formas e texturas.
• Repertório e canções;
• Ritmos;
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Coordenação visual motora;
• Coordenação motora fina;
• Movimentação no espaço líquido (banho);
• Brinquedos e objetos coloridos (materiais que rolem pelo chão: bolas; móbiles, etc.) diferenciados e que produzam pouco ruído.
• Jogos e brincadeiras;
• Ajuda no momento dos cuidados pessoais.
4º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Visualização/exploração de objetos e partes do corpo. LEITURA/ESCRITA
• Situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo educador.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Contato com os conceitos de medidas e brinquedos;
• Manipulação e exploração de objetos e brinquedos;
• Agrupamento de objetos, seguindo algum critério.
• Conhecimento do espaço educativo;
• Percepção das sensações ligadas aos órgãos do sentido.
ARTES E MÚSICA
• Construção com diferentes formas e textura;
• Pintura com guache;
• Manipulação de materiais sonoros;
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Músicas e cantigas de ninar, trabalho rítmico;
• Brincar pelo brincar;
• O andar independente: primeira habilidade especificamente humana;
• Jogos de exercícios.
• Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas;
• Interesse em desprender-se das fraldas e utilizar o penico;
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
CONTEÚDOS DE MATERNAL I
1º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Uso da linguagem oral para nomear objetos de uso pessoais e diversos.
LEITURA/ESCRITA
• Observação e manuseio de materiais impressos.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Representação de pequenas quantidades;
• Organização e ordenação de materiais de uso comum nos diversos ambientes.
• Exploração do próprio corpo;
• Exploração do espaço educativo.
ARTES E MÚSICA
• Espaços bi e tridimensionais.
• Escutar, cantar, dançar, tocar, criar;
• Propriedades dos sons.
MOVIMENTO -IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Estabilização da postura corporal (equilíbrio);
• Habilidades motoras e fundamentais de locomoção:
• Rolar: frente, lado, trás;
• Quadrupédia: salto de baixo, rastejar e trepar.
• Bipédia: caminhar, correr, saltar, galopar.
• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;
• Identificação progressiva do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
2º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Vivências de situações de comunicação oral;
• Manuseio de livros de histórias, revistas, pastas de figuras. LEITURA/ESCRITA
• Uso de leitura e da escrita em situações reais.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Conceitos relacionados ao tempo;
• Conceitos de medidas de espaço.
• Percepção das sensações ligadas aos órgãos do sentido;
• Construção das relações interpessoais e intrapessoais.
ARTES E MÚSICA
• Desenhos, pinturas, colagens, modelagens.
• Música e movimento;
• Música e expressão cênica.
MOVIMENTO IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Habilidades motoras fundamentais manipulativas: (manejo de objetos);
• Manter contato: carregar, chocalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar e equilibrar.
• Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
• Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
3º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Reconto e invenção de histórias;
• Narração de acontecimentos. LEITURA/ESCRITA
• Desenvolvimento do hábito de leitura.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Contato com a linguagem matemática em situações diversas;
• Comparação: comprimento, peso, capacidade, tamanho e temperatura.
• Convívio social;
• Fenômenos sociais e naturais.
ARTES E MÚSICA
• Diversidade de produções artísticas.
• Música e desenho;
• Ritmos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Esquema corporal;
• Estruturação espacial e temporal;
• Coordenação motora fina;
• Jogos simbólicos.
• Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;
• Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
• Respeito às regras simples de convívio social;
• Higiene e cuidados pessoais com ajuda.
4º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Planejamento oral/visual da rotina;
• Indagação sobre si e sobre as coisas, objetos, fatos, vivências e experiências. LEITURA/ESCRITA
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo educador.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Manipulação, exploração e comparação de objetos e brinquedos;
• Noções relacionadas à geometria;
• Pontos de referência.
• Exploração do ambiente físico e social;
• Tradições culturais.
ARTES E MÚSICA
• Diversidade de materiais necessários para o fazer artístico;
• Imagens diversas.
• Construção de instrumentos musicais;
• Apreciação musical.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Jogos de exercícios;
• Brinquedos e materiais lúdicos de tamanhos e formas variadas;
• Brincadeiras cantadas;
• Brincar pelo brincar.
• Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas;
• Interesse em desprender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário;
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer com ajuda;
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
CONTEÚDOS DE MATERNAL II
1º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Uso da linguagem oral para nomear objetos de uso pessoal e diversos. LEITURA/ESCRITA
• Observação e manuseio de materiais impressos.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Representação de pequenas quantidades;
• Seqüência numérica.
• Exploração do próprio corpo;
• Exploração do espaço educativo.
ARTES E MÚSICA
• Espaços bi e tridimensionais.
• Escutar, cantar, dançar, tocar, criar;
• Propriedades dos sons.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Habilidades motoras fundamentais de locomoção:
• Rolar: frente, lado, trás;
• Quadrupédia: salto de baixo, rastejar e trepar.
• Bipédia: caminhar, correr, saltar, galopar.
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;
• Reconhecimento do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmo que produz;
• Identificação de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interações.
2º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Vivências de situações de comunicação oral; LEITURA/ESCRITA
• Participações em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
• Participação em situações de leitura.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Organização e ordenação de materiais de uso comum nos diversos ambientes;
• Contato com a linguagem matemática;
• Comparação: comprimento, peso, capacidade, tamanho e temperatura.
• Percepção das sensações ligadas aos órgãos dos sentidos;
• Construção das relações interpessoais e intrapessoais.
ARTES E MÚSICA
• Desenhos, pinturas, colagens, modelagens.
• Música e movimento;
• Música e expressão cênica.
MOVIMENTO - DENTIDADE E AUTONOMIA
• Habilidades motoras fundamentais manipulativas: (manejo de objetos);
• Manter contato: carregar, chocalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar e equilibrar.
• Propulsão: bater e chutar;
• Esquema corporal.
• Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
• Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;
• Participação em brincadeiras de “jogos dramatizados” representando papéis (de papai e mamãe, polícia, etc.).
3º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Narração de acontecimentos;
• Reconto e invenção de histórias.
LEITURA/ESCRITA
• Uso da leitura e da escrita em situações reais;
• Observação da escrita e do desenho.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Conceitos relacionados ao tempo;
• Conceitos relacionados a medidas de espaço;
• Formas geométricas simples.
• Convívio social;
• Fenômenos sociais e naturais.
ARTES E MÚSICA
• Diversidade de produções artísticas.
• Música e desenho;
• Ritmos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Estruturação espacial e temporal;
• Coordenação motora fina;
• Jogos simbólicos;
• Jogos de exercícios.
• Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar;
• Respeito às regras simples de convívio social;
• Higiene e cuidados pessoais com ajuda;
• Utilização do vaso sanitário.
4º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Planejamento oral/visual da rotina;
• Indagação sobre si e sobre as coisas, objetos, fatos, vivências e experiências.
LEITURA/ESCRITA
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
• Situações de leitura de diferentes gêneros.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Manipulação, exploração e comparação de objetos e brinquedos;
• Noções relacionadas à geometria;
• Pontos de referências.
• Exploração do ambiente físico e social;
• Tradições culturais.
ARTES E MÚSICA
• Manuseio de materiais diversos necessários para o fazer artístico;
• Imagens diversas.
• Características musicais;
• Construção de instrumentos musicais;
• Apreciação musical.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Circuito imaginário;
• Brinquedos e materiais lúdicos de tamanhos e formas variadas;
• Brincadeiras cantadas;
• Brincar pelo brincar.
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo;
• Respeito à diversidade;
• Identidade de gênero.
CONTEÚDOS DE PRÉ I
1° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Utilização da linguagem oral para se comunicar.
LEITURA/ESCRITA
• Observação e manuseio de materiais impressos;
• Participação em situações reais, nas quais se faz necessário o uso da escrita.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Classificação;
• Seriação;
• Sequência.
• Conhecimento de si e do outro;
• História da vida da criança;
• Exploração do próprio corpo e seus segmentos e órgãos.
ARTES E MÚSICA
• Desenhos, pinturas, colagens, modelagens, recortes, etc.
• Audição de músicas, sons e ruídos;
• Músicas, sons e movimentos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Integração das habilidades motoras fundamentais de locomoção e manipulação;
• Coordenação motora fina.
• Identificação de pertences pessoais pelo nome;
• Reconhecimento do seu nome e do nome do outro;
• Identificação da imagem corporal.
2° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Reconto e invenção de histórias;
• Transmissão de recados/ mensagens.
LEITURA/ESCRITA
• Participação em situações que as crianças leiam;
• Contato com a escrita do nome, de objetos e figuras;
• Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Sequência numérica;
• Contato com símbolos matemáticos; contagem oral em situações diversas;
• Comparação: comprimento, peso, capacidade, tamanho e temperatura.
• Construção da auto-imagem;
• Construção das relações interpessoais e intrapessoais;
• Regularidade dos fenômenos naturais.
ARTES E MÚSICA
• Espaços bidimensionais.
• Propriedades dos sons;
• Ritmos musicais.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Capacidades físicas: força, velocidade e flexibilidade;
• Esquema corporal;
• Estruturação espacial e temporal.
• Prática de tomada de decisões;
• Desenvolvimento do senso de responsabilidade;
• Desenvolvimento de atitudes de cooperação.
3° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Jogos verbais;
• Narração de acontecimentos.
LEITURA/ESCRITA
• Diferenciação entre desenho e escrita;
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo educador;
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Conceitos relacionados ao tempo;
• Conceitos de medidas de espaço;
• Gráfico;
• Formas geométricas simples.
• Observação de paisagem local;
• Localização espacial do corpo;
• Identidades sociais.
ARTES E MÚSICA
• Imagens diversas.
• Som e silêncio;
• Dança e improvisação musical (jogos e brincadeiras).
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Jogo simbólico;
• Circuito imaginário;
• Jogo com regras.
• Pluralidades: temperamento, costumes, habilidades, conhecimentos;
• Valores e princípios;
• Incentivo a tomadas de decisões.
4° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Indagações sobre si e sobre as coisas, objetos, fatos, vivências e experiências;
• Realização de textos coletivos.
LEITURA/ESCRITA
• Desenho como forma de representação;
• Práticas de escrita individuais e coletivas;
• Análise da estrutura dos diferentes gêneros literários.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Manipulação, exploração e comparação de objetos e brinquedos;
• Noções relacionadas à geometria;
• Identificação de formas geométricas no ambiente;
• Pontos de referência.
• Respeito à diversidade;
• Relações espaciais topológicas elementares;
• Relações temporais;
• Tradições culturais do Município de Paranaguá e de outras comunidades.
ARTES E MÚSICA
• Contato com diversas obras artísticas.
• Repertório de obras de diversos estilos, épocas e culturas;
• Informação sobre a obra ouvida e seus compositores;
• Sonorização de história.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Brincadeiras cantadas: cantigas de roda, cirandas e lengalengas;
• Brinquedos lúdicos e desafiadores;
• Brincar pelo brincar.
• Conhecimento e respeito de regras;
• Intercâmbio de idéias;
• Jogos e brincadeiras;
• Cuidados pessoais.
CONTEÚDOS DE PRÉ II
1º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Reconto e invenção de histórias;
• Transmissão de recados/ mensagens;
LEITURA/ESCRITA
• Observação e manuseio de materiais impressos;
• Identificação e escrita do nome.
• Alfabeto com conjunto de símbolos convencionais da escrita.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Classificação;
• Seriação;
• Sequência;
• Leitura e escrita dos números.
• Conhecimento de si e do outro;
• Exploração do próprio corpo e seus segmentos e órgãos.
ARTES E MÚSICA
• Desenhos, pinturas, colagens, modelagens, recortes, entre outros.
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
• Ritmos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Conhecimento sobre o corpo: nomenclatura, peso, altura e esquema corporal;
• Coordenação motora fina;
• Integração das habilidades motoras fundamentais de locomoção e manipulação;
• Capacidades físicas: força, velocidade e flexibilidade.
• Identificação de pertences pessoais pelo nome;
• Reconhecimento do seu nome e do nome do outro;
• Identificação do conteúdo de trabalho;
• Exploração da imagem corporal.
2° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Jogos verbais;
• Narração de acontecimentos.
LEITURA/ESCRITA
• Participação em situações que as crianças leiam;
• Participações em situações reais, nas quais se faz necessário o uso da escrita;
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Contagem oral em situações diversas;
• Noções simples de cálculo mental;
• Comparação;
• Experiências com dinheiro em situações diversas.
• Características próprias (cor de olhos, cabelos, pele, peso, altura, entre outros);
• Construção das relações interpessoais e intrapessoais;
• Regularidade dos fenômenos sociais e naturais (dia/ noite, frio/calor, criança/ adulto, entre outros).
ARTES e MÚSICA
• Espaços bidimensionais.
• Silêncio e sons;
• Músicas, sons e movimentos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Estrutura espacial e temporal;
• Jogo simbólico;
• Circuito imaginário;
• Jogos com regras;
• Atitudes de cidadania;
• Senso de responsabilidade;
• Prática de escolha e auto-governo;
• Cooperação.
3° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Indagação sobre si e sobre as coisas, objetos, fatos, vivências e experiências;
• Realização de textos coletivos.
LEITURA/ESCRITA
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo educador.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Conceitos relacionados a tempo;
• Conceitos de medidas de espaço;
• Gráfico;
• Formas geométricas simples;
• Observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
• Relações espaciais topológicas elementares;
• Categorias temporais.
ARTES E MÚSICA
• Imagens diversas.
• Construção e utilização de instrumentos;
• Repertório de obras de diversos estilos, épocas e culturas;
• Informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Jogos da cultura popular;
• Brincadeiras cantadas: cantigas de roda, cirandas e lengalengas/ Danças regionais: brasileiras e folclóricas;
• Brincar pelo brincar;
• Habilidades motoras de locomoção: rolar, bipédia e quadrupédia.
• Confronto de pontos de vista;
• Pluralidades: temperamento, culturas, habilidades, conhecimentos etnias, credos religiosos;
• Valores e princípios;
• Tomadas de decisões;
• Construção de regras.
4° BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Debates de regras de grupos;
• Negociação e distribuição de tarefas;
• Planejamento oral do que se pretende fazer.
LEITURA/ESCRITA
• Desenho como forma de representação;
• Práticas de escrita individuais e coletivas;
• Análise de estrutura dos diferentes gêneros literários.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Pontos de referências;
• Noção de adição;
• Noção de subtração;
• Noção de multiplicação.
• Meios de transporte e comunicação;
• As relações sociais na escola e na comunidade;
• Tradições culturais do Município de Paranaguá e de outras comunidades.
ARTES e MÚSICA
• Contato com diversas obras artísticas;
• Sonorização de histórias;
• Tipos de sons: vocais, instrumentais e ruídos;
• Criação musical.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Habilidades motoras de manipulação: arremessar, rebater, pegar com as mãos, pendurar com as mãos e joelhos, pendurar com joelhos;
• Relações topológicas: lateralidade, organização espacial e orientação temporal;
• Postura corporal;
• Mímica;
• Ginástica rítmica (bola, corda e arco).
• Intercâmbio de idéias;
• Análises de realidades diferentes;
• Diversos universos sociais;
• Jogos e brincadeiras;
• Cuidados pessoais.
CONTEÚDOS DE PRÉ III
1º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Expressão oral;
• Ampliação do conhecimento de diferentes portadores; LEITURA/ESCRITA
• Aprender o sistema alfabético;
• Identificação e escrita do próprio nome e dos colegas;
• Observação e manuseio de materiais impressos;
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Classificação;
• Seriação;
• Sequência;
• Simbolização;
• Conhecimento de si e do outro;
• Exploração do próprio corpo e seus segmentos e órgãos;
• Características próprias (cor de olhos, cabelo, pele, peso, altura, entre outros);
• Construção das relações interpessoais e intrapessoais.
ARTES E MÚSICA
• Desenhos, pinturas, colagens, modelagens, recortes, entre outros.
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
• Ritmos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Conhecimento sobre o corpo: nomenclatura, peso e altura, esquema corporal e sistema cárdio-respiratório;
• Habilidades motoras de locomoção: rolar; bipédia e quadrupédia;
• Habilidades motoras de manipulação: arremessar, rebater, pegar com as mãos e joelhos, pendurar com joelhos.
• Identificação de pertences pessoais pelo nome;
• Reconhecimento do seu nome e do nome do outro;
• Identificação do conteúdo de trabalho;
• Exploração da imagem corporal.
2º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Reconto e invenção de histórias;
• Jogos verbais.
LEITURA/ESCRITA
• Produzir textos coletivos, a partir de ordenamento de cenas, construindo uma história;
• Participação em situações reais, nas quais se faz necessário o uso da escrita espontânea.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Leitura e escrita dos números;
• Contagem oral dos números em situações diversas;
• Noções de cálculo mental;
• Comparação;
• Regularidade dos fenômenos sociais e naturais (dia/noite, frio/calor, crianças/adulto, entre outros);
• Observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
• Relações espaciais Topológicas elementares;
• Construção de maquetes com sucatas;
• Categorias temporais.
ARTES E MÚSICA
• Espaços bi e tridimensionais.
• Silêncio e sons;
• Músicas, sons e movimentos.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade;
• Relações topológicas, lateralidade, organização espacial e orientação corporal;
• Postura corporal;
• Atitudes de cidadania;
• Senso de responsabilidade;
• Prática de escolha e auto-governo;
• Cooperação.
3º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Narração de acontecimentos;
• Indagação sobre si e sobre as coisas, objetos, fatos, vivências e experiências;
• Realização de textos coletivos.
LEITURA/ESCRITA
• Participação em situações que as crianças leiam;
• Leitura de símbolos.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Números de 0 a 9;
• Experiências com dinheiro em situações diversas;
• Conceitos relacionados ao tempo;
• Conceitos espaciais.
• Meios de transportes e comunicação;
• As relações sociais na escola e na comunidade;
• Tradições culturais do Município de Paranaguá e de outras comunidades;
• Órgãos do sentido;
• Animais;
• Plantas.
ARTES E MÚSICA
• Imagens diversas.
• Construção e utilização de instrumentos;
• Repertório de obras de diversos estilos, épocas e culturas;
• Informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
MOVIMENTO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Brincadeiras cantadas: cantigas de roda, cirandas e lengalengas;
• Danças regionais: brasileiras e urbanas;
• Mímica;
• Jogo simbólico;
• Confronto de pontos de vista;
• Pluralidades: temperamento, culturas, costumes, habilidades, conhecimentos, etnias, credos religiosos;
• Valores e princípios;
• Tomadas de decisões;
• Construção de regras.
4º BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ORALIDADE
• Debate das regras do grupo;
• Negociação e distribuição de tarefas;
• Planejamento oral do que se pretende fazer.
LEITURA/ESCRITA
• Análise da estrutura dos diferentes gêneros literários;
• Valorização da leitura também como fonte de prazer e entretenimento;
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo educador e pela criança.
MATEMÁTICA - NATUREZA E SOCIEDADE
• Gráfico;
• Formas geométricas;
• Figuras planas e não-planas;
• Percursos e trajetos, observando pontos de referência;
• Noção de adição e subtração;
• Água;
• Lixo;
• Desenvolvimento sustentável: desperdícios, reciclagem e preservação do meio;
• Estudo do meio;
• Convivendo com a sexualidade;
• Cuidados com a saúde.
ARTES E MÚSICA
• Contato com diversas obras artísticas;
• Sonorização de histórias;
• Tipos de sons: vocais, instrumentais e ruídos;
• Criação musical.
MOVIMENTO IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Jogos e brincadeiras da cultura popular;
• Jogos com regras;
• Brincar pelo brincar;
• Intercâmbio de idéias;
• Análises de realidades diferentes;
• Diversos universos sociais;
• Jogos e brincadeiras;
• Cuidados pessoais.